Profile picture for user Bezerril

 

 Caro Colegas,

Gostaria de pedir algumas dicas referentes a uma descoberta de processo.

A empresa na qual trabalho esta fazendo um trabalho de investimento em uma grande companhia para a implementação do BPM.

E como primeira parte do projeto fiz uma descoberta de um processo “core”que será analisado. Em cima desse modelo (AS-IS) será preciso construir um (TO-BE) onde teremos que convencer o cliente das melhorias através de otimizações etc.

O grande problema é que o nível de maturidade BPM desse cliente é zero. E não se têm metas e nem parâmetros para se atingir, então pensei da seguinte forma:

No modelo (AS-IS) inserir um valor “X” no custo e no tempo das atividades do processo, e quando modelar o modelo (TO-BE) repetir o mesmo valor de “X”, e assim poder comparar o desempenho dos dois modelos, afim de visualizar melhorias de tempo e custo no modelo TO BE.

Será que essa prática funciona? Alguém teria alguma sugestão do que fazer nesse cenário?

Estou utilizando o Business Process Architec da Aris para design e simulação.

 

 

Dear Colleagues,

I would ask some tips relating to a discovery process.

The company I work for is doing a great investment in a company for the implementation of BPM.

And as the first part of the project made a discovery process of a "core" to be discussed. On top of that model (AS-IS) will be needed to construct an (TO-BE) where we have to convince the client of the improvements through optimizations etc..

The big problem is that the level of maturity that customer BPM is zero. And do not even have goals and parameters to achieve, so I thought as follows:

In model (AS-IS) to enter a "X" in cost and time of process activities, and when modeling the model (TO-BE) repeat the same value of "X", and thus able to compare the performance of the two models, in order to see improvements in time and cost in the model TO BE.

Does this practice work? Does anyone have any suggestions of what to do in this scenario?

I'm using the Business Process Architec Aris for design and simulation. 

by Patricia Melo
Posted on Tue, 07/06/2010 - 14:36

Alexandre,

acho que o melhor método para demonstrar os ganhos com a melhoria do processo é o Lean-SixSigma. Ele foca, principalmente, na correta identificação dos problemas, nas medições, no "enxugamento" e na redução dos erros dos processos.

Recomendo um curso espetacular com  melhor instrutor que eu já tive : mi.domenech@midomenech.com.br.

Abraços.

0
by Alexandre Bezerril Author
Posted on Tue, 07/06/2010 - 15:03

In reply to by mahlaoui

Olá Patricia, muito obrigado pela dica.

O BPM é uma abordagem de gestão de processos que hoje tem um pouco de tudo. Junto com o BPM você pode usar qualquer ferramenta de qualidade inclusive o 6 sigma, até porque o BPM é só um tema, não tem ferramentas próprias, é só um abordagem, uma nova forma de se trabalhar com processos e junto com ele não existem novas ferramentas, está se propondo usar tudo o que já existe. Por isso não descartamos a hipotese de utilizar a metodologia 6 sigma, PDCA, no decorrer do projeto.

Porém a duvida aqui é outra, como posso simular um processo conhecido porém sem metas, mesmo porque o nivel de maturidade da empresa que nos contratou é "0". Eles não tem metas nas atividades, nem de tempo e nem de custo, e gostariamos muito de modelar um processo TO-BE e ja convencendo o cliente de melhorias.

Por esse motivo pensei em inserir um valor por exemplo "10" no tempo e no custo e simular o AS-IS e depois o TO-BE e analisar o ganho de custo e tempo nos dois modelos. Só não sei se essa é uma boa pratica.

Mais uma vez muito obrigado pelo seu comentario.

Alexandre.

 

0
by Marcelo Celebroni
Posted on Thu, 07/08/2010 - 19:48

Alexandre,

 

Se eu entendi bem, vc quer simular um processo em cenários antes e depois de melhorias aplicadas, é isso? Se for isso, não irá adiantar nada vc inserir dados que não refletem a realidade do processo. O que vc deve fazer é, obter os dados reais de tempos e volumes das atividades executadas no referido processo e inserir essas informações no ARIS para realizar a simulação do cenário AS-IS. Feito isso, vc deve re-desenhar o processo e observar as diferenças, no fluxo, entre um modelo e outro (isto pode ser feito entre uma versão e um modelo atual).

O re-desenho pode aplicar inúmeras mudanças no processo, por isso vou dar apenas um exemplo: se no processo TO-BE houve a apenas a extinção de atividades (por automação ou por qualquer outro motivo), basta executar uma nova simulaçao e depois comparar os resultados dos 2 cenários, já que os tempos e volumes das atividades que permanecem, continuam os mesmos.

Veja que simular cenários não é tão simples assim e independemente de ferramenta, deve-se primeiro entender a lógica necessária para que a simulaçao produza resultados que possam ser trabalhados.

Espero ter ajudado!

Marcelo Celebroni

0
by Alexandre Bezerril Author
Posted on Thu, 07/08/2010 - 20:23

In reply to by randeep

Caro Marcelo,

Primeiramente muito obrigado pela ajuda.

Acredito ter encontrado o o foco do incendio. O grande problema é que a empresa na qual estou prestando consultoria, não tem uma visão concreta do que quer/precisa, faltam metas e objetivos nos processos.

Modelei um processo "core da empresa" e identifiquei muitas tarefas humanas que poderiam ser automatizadas, mas sem saber o que a empresa espera fazer/investir fica dificil, esse meu trabalho vai acabar ficando como somente uma descoberta de processo ( ja que eles não tinham visibilidade desse processo ) e ficar a efeito de documentação.

Abraços,

Alexandre Bezerril

PS> Vou ficar atento a novos cursos da Celebroni, preciso aumentar meus grau de maturidade em Mapeamento e Modelagem.

0

Featured achievement

Rookie
Say hello to the ARIS Community! Personalize your community experience by following forums or tags, liking a post or uploading a profile picture.
Recent Unlocks

Leaderboard

|
icon-arrow-down icon-arrow-cerulean-left icon-arrow-cerulean-right icon-arrow-down icon-arrow-left icon-arrow-right icon-arrow icon-back icon-close icon-comments icon-correct-answer icon-tick icon-download icon-facebook icon-flag icon-google-plus icon-hamburger icon-in icon-info icon-instagram icon-login-true icon-login icon-mail-notification icon-mail icon-mortarboard icon-newsletter icon-notification icon-pinterest icon-plus icon-rss icon-search icon-share icon-shield icon-snapchat icon-star icon-tutorials icon-twitter icon-universities icon-videos icon-views icon-whatsapp icon-xing icon-youtube icon-jobs icon-heart icon-heart2 aris-express bpm-glossary help-intro help-design Process_Mining_Icon help-publishing help-administration help-dashboarding help-archive help-risk icon-knowledge icon-question icon-events icon-message icon-more icon-pencil forum-icon icon-lock